distopia

Afinal, O que é Utopia e Distopia?

10:36





Olá, meus queridos leitores! Como estou em um ritmo muito lendo para ler, vim com um post sobre Utopia e Distopia, que está sendo muito comentado este ano por causa de vários livros com o tema Distopia publicados. Mas há muita gente que não sabe o significado dos dois, porém vim explicar:
Utopia: O utopismo é um conceito originado da palavra Utopia, o utopismo consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O Utopismo é um modo não só absurdamente otimista, mas também irreal de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Utopia é uma ideologia. a utopia é a ideologia que junto com marxismo e anarquismo formam o tronco principal do socialismo. as idéias principais da utopia, embora discutíveis, seriam: importância para as margens, tais como educação, cotidiano, mulher, criança; socialismo não autoritário; planejamento; valorização das estruturas epistemológicas em oposição à economia; ecologia.

Distopia ou Dystopia: Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
                                                 

Você pode gostar também:

12 comentários

  1. Oie :)

    Adorei saber mais sobre a diferença de utopia e distopia é bom a gente analisar essas coisas bem para não confundir , né ? Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Legal o post, ajuda a esclarecer as coisas para quem não sabe os significados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um meme para você em meu blog! *-*

    http://entrelivroseafins.blogspot.com.br/2013/02/meme-da-semana-d.html

    ResponderExcluir
  4. Tava lendo mais ou menos sobre isso na semana passada, mais especificamente sobre Distopia, a "nova" modinha literária que nem é tão nova assim. E~U~ acho que a distopia anda pertinho da Ficção Científica, as vezes se misturam de um jeito que... NOSSA!

    Muito legal seu post, seria interessante ter citado algumas obras de cada conceito.

    Abraços

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thais! Concordo com o comentário do Amanto! Seria bacana citar algumas obras distópicas pra gente!

    Mas...Adorei! Post light, mas de utilidade pública!risos!
    =*

    ResponderExcluir
  6. Temos um post para você em http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tais, eu sempre quis saber a diferença. Quando perguntavam para mim o que era distopia eu falava " Ah é tipo Jogos Vorazes"! Agora já sei responder direitnho para as pessoas!
    Bjs

    duasamigas-varosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Valeu a boa intenção, mas podia ter citado a Wikipédia como referência para seu conceito de "distopia", não? Apenas uma dica. ;)

    ResponderExcluir

Popular Posts