resenhas

A Estrela que Nunca vai se Apagar, Esther Earl

18:51

Livro: A Estrela que Nunca vai se Apagar
Autor: Esther Earl, Lori e Wayne Earl
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Síntese"Ela me faz lembrar que uma vida curta também pode ser uma vida boa e rica, que é possível viver com depressão sem ser consumido por ela e que o sentido da vida está na união, na família e nas amizades que transcendem e sobrevivem a todo tipo de sofrimento." As palavras são do autor John Green, que era amigo de Esther e escreveu a introdução de A estrela que nunca vai se apagar. A amizade dele com a adolescente foi tão intensa que a história dela serviu de inspiração para o aclamado A culpa é das estelas, publicado pela Intrínseca em julho de 2012. Desde nova, Esther gostava de escrever cartas e diários, e, durante o tratamento contra o câncer, mantinha uma rede de amigos on-line - alguns deles membros da comunidade chamada Nerdfighteria, criada por John Green e seu irmão, Hank, em que jovens discutem sobre livros e ideias para tornar o mundo um lugar melhor. Os irmãos famosos postam regularmente vídeos no YouTube sobre assuntos variados, mas sempre pertinentes ao universo jovem. Quando estava muito debilitada, Esther realizou o desejo de passar um fim de semana na companhia dos amigos, e, com a ajuda da instituição sem fins lucrativos Make-A-Wish, ela, John e um grupo de adolescentes viveram momentos de descontração e emoção. O encontro aconteceu em Boston, em julho de 2010. Em agosto do mesmo ano, logo após seu 16º aniversário, Esther faleceu.

A Estrela que Nunca vai se Apagar é uma biografia, mas diferente de todas as outras biografias que existem. Nela acompanhamos, em ordem cronológica, a vida de Esther Earl, desde sua infância, passando pela descoberta do câncer e dos tratamentos aos quais ela se submeteu, até sua morte, em 2010. O que torna essa biografia mais interessante é que ela é composta por relatos dos familiares, amigos e até mesmo médicos de Esther, incluindo, ela mesma.
Esther foi quem inspirou John Green a escrever o tão famoso livro A Culpa é das Estrelas, e quem me ensinou a valorizar direito a vida.

Apenas seja feliz, e, se você não conseguir ficar feliz, faça coisas que o deixem feliz. Ou fique sem fazer nada com as pessoas que o fazem feliz. — página 384
Na minha opinião, biografias não são resenhadas, porque historias verídicas são mais que palavras, no caso de Esther não era só um diário, não eram versos, eram amor. Pela vida,  pela familia e amigos, paixão por si mesma.

a edição estava ótima com desenhos lindos da Esther, entre outros.

Você pode gostar também:

2 comentários

  1. Oi! Eu amo A Culpa é das Estrelas e tenho certeza que irei adorar esse livro. Quero lê-lo o mais rápido possível.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  2. As frases do livro sao apaixonantes.. impossivel nao gostar!

    ResponderExcluir