resenhas

Quem leu MISTO-QUENTE nunca deixará de ler BUKOWSKI

19:09

                                                            Misto-Quente/Bukowski
Sintese: O que pode ser pior do que crescer nos Estados Unidos da recessão pós-1929? Ser pobre, de origem alemã, ter muitas espinhas, um pai autoritário beirando a psicopatia, uma mãe passiva e ignorante, nenhuma namorada e, pela frente, apenas a perspectiva de servir de mão-de-obra barata em um mundo cada vez menos propício às pessoas sensíveis e problemáticas. Esta é a história de Henry Chinaski, o protagonista deste romance que é sem dúvida uma das obras mais comoventes e mais lidas de Charles Bukowski (1920-1994).
Verdadeiro romance de formação com toques autobiográficos, Misto-quente (publicado originalmente em 1982) cativa o leitor pela sinceridade e aparente simplicidade com que a história é contada. Estão presentes a ânsia pela dignidade, a busca vã pela verdade e pela liberdade, trabalhadas de tal forma que fazem deste livro um dos melhores romances norte-americanos da segunda metade do século 20. Apesar de ser o quarto romance dos seis que o autor escreveu e de ter sido lançado quando ele já contava mais de sessenta anos, Misto-quente ilumina toda a obra de Bukowski. Pode-se dizer: quem não leu Misto-quente, não leu Bukowski.

" Sentei no sofá. Ficar bêbado era bacana. Decidi que sempre me embebedaria. A bebida levava o que era vulgar para longe, e talvez, se você conseguisse ficar afastado do que era vulgar por tempo suficiente, pudesse escapar desse destino."

A história se passa em Los Angeles, principalmente nas décadas de 1920 e 1930 conta como foi a infância e início da vida adulta de Henry Chinaski, de forma crua e direta. Ele é um alemão, pobre e feio que no início não fala muito de si, é apenas um garoto muito quieto e observadorcom um pai que flerta com a psicopatia, quanto tamanho é seu autoritarismo, homem de terrível valores e que nunca deu atenção ao filho - esse é o grande sarcasmo da dedicatória do livro. Bukowski odiava seu pai e dizia que era uma das piores coisas que teve na vida-, e uma mãe completamente submissa e ignorante que apesar de ser uma boa pessoa, via o pai bater em seu filho todos os dias, e ela com medo, não fazia nada. A familia foi morar nos Estados Unidos e ainda muito pequeno Henry passou por todo amargor do capitalismo que estava em crise. Viveu e descreveu detalhadamente essa fase, onde não se encontrava nenhum tipo de emprego, nem ao menos como lavador de prato.


– Este é o Henry Jr.?– Sim.– Ele só fica olhando. É tão quietinho.– É assim que queremos que ele seja.– As águas paradas são as que têm maior profundidade.– Não nesse caso. A única profundidade que ele tem são os buracos dos ouvidos. 

 O livro segue uma narrativa deliciosamente simples, fazendo com que as páginas voem sem perceber, isso facilitou muito na rapidez da leitura. O personagem em idas e voltas se depara com questões da vida, pessoais e impessoais, mas que não deixam de ser engraçadas. Bukowski captura as duras verdades, é como se pegasse o feio, o podre, o bizarro, e fotografasse. Só que essa fotografia paralisa e fascina os leitores. Tudo de uma forma cômica, porém dura e real. 

A adolescência em Misto-Quente não é artificial, os jovens naturalmente sacaneiam uns aos outros, bebem, fumam, falam palavrões, enrolam professores e discutem com a maior importância sobre a aluna mais gostosa da sala. Até a maior polêmica de vida de todos adolescentes: perder a virgindade é foco principal no livro.

Chinaski conhece a bebida e a vê como uma ponte para suportar a sua vida medíocre e sem sentido, que sem ela, como disse, cortaria sua garganta, portanto decide passar o resto da vida bêbado. 


 Muitos falam que o livro é autobiográfico, outros dizem que não, acho que ele mistura autobiografia com ficção em diversos pontos, e justamente isso faz de Misto-Quente um livro importante para se compreender o passado. 








Você pode gostar também:

2 comentários

  1. Nunca li Bukowski, mas tenho esse livro, e estou louca para conhecer o trabalho do escritor. Adoro escritor que usa toques biográficos em romances. Como o Truman Capote em Súplicas Atendidas.

    Se quiser visitar meu blog, fica a vontade! O endereço é leiturasdosanjos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro realmente é fascinante!
    A trajetória do Bukowski é toda fantástica, li esse livro e adorei!

    ResponderExcluir