resenhas

Extraordinário, de R.J. Palacio

11:10

Livro: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Síntese: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

“Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.” Pág: 11
August Pullman, tem 10 anos e nasceu com síndrome genética -muito rara- que resultou o seu rosto deformado. August nunca foi a escola por causa das diversas cirurgias que complicavam o seu desempenho. Mas precisava estudar e obrigado pelos pais, foi para o quinto ano em uma escola normal, onde teve que enfrentar crianças de todo o tipo de conceito. 
Com um novo desafio pela frente – enfrentar todas as pessoas de sua nova escola – o garoto teme a reação de todos. Mesmo tendo apenas dez anos, ele já viveu o bastante para sentir na própria pele o que é ser diferente quando ser comum é tudo o que você mais quer.
E nada realmente parece ser diferente no ambiente escolar, os mesmo pre-conceitos, as mesmas historias mesquinhas e rostos assustados quando se deparam com uma simples informalidade fora dos padrões de rosto.
Mas nem todos são assim, alguns conseguem fechar os olhos para aparência do menino e enxergar o enorme coração que esconde-se atrás daqueles cabelos longos que usava para tampar seu rosto.
Agora, esse é meu segredo. É muito simples. Só se pode enxergar direito com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Antoine de Saint-Exupéry, de O Pequenos Príncipe 
Meus sentimento se embolaram quando Auggie narrava como ser diferente dói e não é passageiro, como as pessoas o tratavam e o que elas pesavam dele. Quando me deparo com algo do tipo eu realmente vejo que somos assim, quando alguém fora do padrão aparece na nossa frente, somos instantaneamente assustados ou melhor aterrorizados, sem pensar no memento que aquele ser humano tem um coração, tem uma alma e nossa reação é importante pra vida dele. O personagem Auggie ou a escritora R.J. Palacio, me ensinou o quando precisamos valorizar essas pessoas, o quando deveríamos ajudar em vez de criticar ou até mesmo ignora-las.

Pra mim Extraordinário foi mais que uma simples historia, muito mais do que um livro para ajudar a passar o tempo. Foi um aprendizado, uma convivência com uma criança amável, que a cada vez que chorava ou se magoava por causa das pessoas, a minha vontade era olha-lo com o coração, era bater nessas pessoas que hoje estão bem próximas. Acho que todos deveriam ler este livro, que por mais que esteja comentado é uma bela lição de vida. 

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.  Auggie Pullman
  Você não consegue se esconder, quando nasceu pra se destacar.




Você pode gostar também:

4 comentários

  1. Simplesmente, morro de vontade de ler Extraordinário! Todos que leem elogiam. Mas ainda tenho muitos livros já comprados para ler antes.
    Um dia ainda leio essa história que parece ser linda.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vc disse tudo, esse livro pelo que ando lendo na blogsfera é uma lição de vida!!! A história é forte, mas cheia de ensinamentos. Adorei saber sua opinião e quero ler esse livro assim que possível!!!

    P.s. Seu blog está uma gracinha, parabéns!!!
    Te espero lá no meu ok!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Comprei este livro a um tempo e comecei a ler, mas acabei parando porque chegou meus outros livros <3
    Depois vou tentar ler ele, parece bom.

    ResponderExcluir